Educação Básica Revista http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr <p>A revista EBR - Educação Básica Revista, desde 2015, publica artigos de pesquisadores professores da Educação Básica, professores em formação, cujos trabalhos sejam resultados de pesquisas de especialização, mestrado ou doutorado, relatos de experiências, estágio e reflexões sobre práticas docentes no Ensino Fundametal e Médio, das diversas áreas de conhecimento. </p> <p>Arte: Herê Fonseca</p> <p>Qualis B1 (2017-2020)</p> pt-BR vitoria.fonseca@ufvjm.edu.br (Vitória Azevedo da Fonseca) contato@educacaobasicarevista.com.br (Apoio Técnico - temporariamente suspenso) Sat, 01 Jul 2023 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.7 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E LEGITIMIDADE http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/115 <p>Esta pesquisa, oriunda do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA), buscou investigar e discutir o corpo, as práticas corporais e a legitimidade da Educação Física no Ensino Fundamental na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará a partir da perspectiva de duas docentes da instituição, tendo como fonte de análise os planejamentos de ensino e uma entrevista semiestruturada realizada com as professoras. Teve como objetivo geral: compreender o modo como professoras do Ensino Fundamental (anos finais) da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará atuam na cultura escolar em busca por reconhecimento da disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Aponta que ações de valorização da relação teoria e prática, consideração de uma perspectiva ampliada de corpo e de efetivação crítica do planejamento ajudam a legitimar a Educação Física na escola.</p> Renan Santos Furtado , Tayna Keicy da Silva Freitas Copyright (c) 2024 Renan Santos Furtado , Tayna Keicy da Silva Freitas http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/115 Sat, 01 Jul 2023 00:00:00 -0300 POR UMA PRÁXIS COMO PRÁTICA DA LIBERDADE EM TEMPOS DISTÓPICOS http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/126 <p>Este ensaio busca desenvolver uma reflexão pautada na concepção de prática pedagógica para a liberdade postulada por Paulo Freire e analisada no contexto contemporâneo da pós-modernidade. Para essa discussão os pressupostos de Zigmunt Bauman, especificamente, o conceito de sociedade líquida também doram mobilizados. Buscamos promover algumas reflexões que possam construir um quadro analítico do que seria a educação como prática da liberdade, quais pressupostos ela busca identificar e as possíveis vias/caminhos para sua implementação em um contexto negacionista, de ataques constantes às instituições escolares e, também, do entendimento das problemáticas que podem impedir o devir desta postura educativa. Essa discussão também buscará refletir na importância da compreensão do conceito de práxis e sua contribuição para uma educação como prática da liberdade. Este ensaio é fruto de trabalho bibliográfico que versa sobre a temática perpassada por diversos momentos formativos da vida do autor a partir de 2017.</p> Júlio César Virgínio da Costa Copyright (c) 2024 Júlio César Virgínio da Costa http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/126 Sat, 01 Jul 2023 00:00:00 -0300 SOCIABILIDADE JUVENIL, RISO, HUMOR E RELAÇÕES DE AMIZADE NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EF2) http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/131 <p style="line-height: 100%; margin-left: 0.5cm; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;">O estudo aqui apresentado discute a sociabilidade discente na sala de aula de alunos dos últimos quatro anos do Ensino Fundamental (EF2). A pesquisa se volta para o riso e o humor como manifestação da apropriação juvenil da escola, que, ao criar brechas na rotina instituída, introduz no seu interior elementos de uma cultura lúdica, que impulsiona os vínculos sociais, favorece experiências identitárias e diminui a monotonia dentro da sala de aula. Nesse processo são tecidas relações de amizade, que constituem uma enorme fonte de socialização das experiências juvenis, oferecendo suporte para experimentações identitárias diversas, para além do “ofício do aluno”. O estudo nos revelou que esses adolescentes não recusam esse “ofício”, mas também não se entregam inteiramente a ele, pois a escola é um espaço muito valorizado para vivência de suas culturas juvenis</span></span><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;">.</span></span></p> Ruth Bernardes de Sant'ana Copyright (c) 2023 RUTH BERNARDES DE SANT'ANA http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/131 Sat, 01 Jul 2023 00:00:00 -0300 PROFESSOR MIGRANTE PENDULAR http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/133 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo, desenvolvido no mestrado em Educação e Contemporaneidade da UNEB, teve como objetivo trazer para discussão e evidenciar o fenômeno da migração pendular de professores. Nele, foram reunidas reflexões de abordagem qualitativa, a partir da técnica de revisão bibliográfica narrativa como aporte metodológico, </span><span style="font-weight: 400;">sob o enfoque teórico-conceitual de pressupostos histórico-críticos </span><span style="font-weight: 400;">acerca do referido tema de discussão protagonizado no contexto mundial contemporâneo.</span> <span style="font-weight: 400;">Empenhou-se em responder se </span><span style="font-weight: 400;">o fenômeno da migração pendular de professores encontra mecanismos causais nos dilemas da contemporaneidade. Concluiu-se que a migração é estimulada por desigualdades globais-regionais as quais se fazem mais perceptivas dentro dos grupos a nível local.</span></p> <p>&nbsp;</p> Adeline Souza, Carla Zasso Copyright (c) 2023 Adeline Souza, Carla Zasso http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/133 Sat, 01 Jul 2023 00:00:00 -0300 O DESAFIO DA FORMAÇÃO PELA PESQUISA E A TRAJETÓRIA DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (OBEDUC): http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/132 <p>Este artigo tem por objetivo refletir sobre a formação de professores por meio da pesquisa, tendo como referência a trajetória do Programa Observatório da Educação (Obeduc). Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho analítico e com coleta de dados bibliográfica e documental. A metodologia utilizada para investigação foi a histórico-dialética, com análise de documentos legais e institucionais. Foi apresentada a história do Obeduc com intuito de auxiliar na compreensão do cenário político institucional em que se deu a formulação, implementação e interrupção do programa Obeduc. Construiu-se o argumento de que o programa Obeduc se inseriu no conjunto de políticas educacionais brasileiras, em especial àquelas voltadas para educação básica, intimamente ligadas ao contexto político e ao projeto de nação e sociedade adotado pelos governos brasileiros, marcadas hegemonicamente pela lógica da descontinuidade. De acordo com a pesquisa, pode-se concluir que o programa Obeduc por meio de um formato abrangente e inovador e por apresentar proposta de valorização articulada dos saberes da educação básica foi capaz de atuar não apenas em prol da formação em pesquisa, mas também para formação inicial e continuada de professores e para a promoção da articulação entre universidade e escola básica.</p> Carolinac Carvalho, Jaqueline Moll Copyright (c) 2023 Carolinac Carvalho, Jaqueline Moll http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/132 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 -0300 CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/139 <p>Este artigo tem o objetivo de “Identificar as contribuições da Iniciação Científica no Ensino Básico para o enfrentamento do fracasso escolar”. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa por meio de uma entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram seis ex-estudantes da Escola Estadual Gentil Viegas Cardoso (Alvorada/RS) que participaram do Programa Trajetórias Criativas (TC) à época. Os resultados demonstram que as aulas de Iniciação Científica (IC) compreenderam períodos semanais sistemáticos, dentre outros momentos extras disponibilizados pelos professores. A cada professor foi destinado um grupo menor de orientandos pelos quais era responsável, mas tanto os outros professores, quanto os demais estudantes poderiam se auxiliar mutuamente, reforçando a ideia da coletividade. A autonomia dos participantes foi incentivada em diversos momentos, como na escolha do tema de pesquisa que, por sua vez, revelou a pluralidade de interesses e a importância do prazer em estudar sobre algo de que goste. A apresentação final despertou diferentes sentimentos e representou o ápice do desenvolvimento do projeto. Algo fortemente relatado foi criação de vínculo com os professores. Todos os entrevistados consideraram uma experiência positiva e seus conhecimentos como úteis para a vida. Conclui-se que a IC do TC foi relevante na reconstrução da trajetória escolar dos estudantes entrevistados.</p> <p>&nbsp;</p> Natálie dos Reis Rodrigues, Jaqueline Moll Copyright (c) 2023 Natálie dos Reis Rodrigues, Jaqueline Moll http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/139 Sat, 01 Jul 2023 00:00:00 -0300 APRENDIZAGEM CRIATIVA DO NOVO PC PARA O VELHO PC http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/125 <p>Com a pandemia causada pelo coronavírus, as aulas escolares foram transpostas para o formato online. Em agosto de 2021, a rede municipal de Educação de Canindé retomou as aulas presenciais, de acordo com a estrutura de cada escola para respeitar as orientações de combate ao coronavírus. Assim, turmas de tempo integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Adauto Bezerra tinham aulas online no turno da manhã e à tarde com aulas presenciais. Dessa forma, os estudantes faziam a mudança no novo PC (personal computer) para o velho PC (papel e caneta) com a mudança de turnos. Com isso, esse trabalho tem o objetivo de apresentar uma outra abordagem do novo PC para o velho PC, mediada pela Sequência Fedathi, e produções discentes que caracterizem a Aprendizagem Criativa.&nbsp; O ensino foi conduzido pela postura docente orientada pela Sequência Fedathi, alinhada com a Aprendizagem Criativa para a produção discente. Nota-se que é possível propor o ensino e aprendizagem com as propostas Sequência Fedathi e Aprendizagem Criativa, além de mensurar quais as produções dos estudantes caracterizam-se como Aprendizagem Criativa.</p> Carlos Henrique Delmiro, Hermínio Borges Neto Copyright (c) 2023 Carlos Henrique Delmiro, Hermínio Borges Neto http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/125 Sat, 01 Jul 2023 00:00:00 -0300 OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO PÚBLICO http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/123 <p>No presente trabalho utilizou-se a metodologia de Oficinas Temáticas a fim de propiciar um ensino de Química contextualizado e com participação ativa dos alunos, objetivando que os conceitos químicos fossem aprendidos significativamente e que eles estabelecessem relações com as questões sociais e ambientais que permeiam o estudo químico dos solos, tema escolhido para a organização das Oficinas.&nbsp; Após a seleção do tema, buscou-se referências bibliográficas em livros e artigos, organizou-se seminários, buscou-se experimentos investigativos para ampliação dos conhecimentos. As discussões foram feitas através de rodas de conversa, sempre com mediação do professor. Os registros foram feitos através de portfólios, os quais permitiram acompanhar a sequência de atividades e a efetiva aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi exitosa, uma vez que, os alunos elaboraram e reelaboraram suas ideias, construindo conhecimentos químicos significativamente.</p> Francisco José Mininel, Silvana Márcia Ximenes Mininel Copyright (c) 2023 Francisco José Mininel http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/123 Sat, 01 Jul 2023 00:00:00 -0300 OS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA QUÍMICA http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/122 <p class="Resume">Os jogos lúdicos são muito utilizados no ensino aprendizagem de Ciências Naturais, matemáticas e outras disciplinas, neste contexto, é importante observar a relevância do jogo no desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino médio. O objetivo deste artigo é verificar a eficácia dos jogos no ensino da Química, e, para tal, esta pesquisa usou o método qualitativo e uma revisão bibliográfica dos dez anos anteriores ao tema, nas plataformas da Capes, Google Acadêmico e Scielo. Nessa perspectiva, a base essencial foi a teoria Vygotskyana, cujo resultado mostrou a importância do jogo como ferramenta auxiliar, mas não como peça fundamental no ensino aprendizagem da química.</p> Carlos Humberto Vieira Damasceno, Carla Damasceno, Patrick Oliveira Vagetti, José Divino dos Santos Copyright (c) 2024 Carlos Humberto Vieira Damasceno, Carla Damasceno, Patrick Oliveira Vagetti, José Divino dos Santos http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/122 Tue, 16 Apr 2024 00:00:00 -0300 ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO ESCRITA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO DE DOM ELISEU-PA http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/130 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;">Este artigo apresenta os resultados obtidos durante uma pesquisa desenvolvida com estudantes do campo de Dom Eliseu-PA para averiguar quais estratégias e procedimentos de ensino são utilizados pelos professores do campo e qual a contribuição para o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito à produção escrita em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Sabe-se que vários fatores influenciam para a dificuldade na escrita e mostram a necessidade de uma prática educativa mais inclusiva no campo, no sentido de ampliar a presença de políticas públicas que fortaleçam o ensino, discutir a formação de professores do campo e os procedimentos adaptados à realidade local. A metodologia utilizada baseou-se em entrevistas e encontros em grupo com professores, coordenadores e alunos do campo em Dom Eliseu para discussão sobre o desempenho ínfimo por parte dos aluno</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;">s. Os resultados obtidos demonstraram que tanto professores quanto alunos não estão sendo assistidos como deveriam para que a educação deste espaço possa apresentar avanços. A partir de então, inferimos que além de formações para professores, também se faz necessária a presença mais assídua do poder público na resolução de vários quesitos que possam melhor o ensino no campo.</span></span></span></span></span></p> Miranilde Oliveira Neves, Nelitonio Sousa Copyright (c) 2023 Miranilde Oliveira Neves, Nelitonio Sousa http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/130 Sat, 01 Jul 2023 00:00:00 -0300 "O QUE EU TENHO MAIS MEDO É DE ERRAR NA PROVA. PORQUE SE EU ERRAR EU REPROVO DE ANO" http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/134 <p><span style="font-weight: 400;">O artigo é um relato de experiência com base no projeto pedagógico denominado </span><em><span style="font-weight: 400;">"eu escrevo o mundo"</span></em><span style="font-weight: 400;">, realizado com alunos do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal do Rio de Janeiro, durante o primeiro bimestre do ano de 2022. O trabalho tinha como principal objetivo estimular a escrita dos estudantes e minimizar a existência de lacunas pedagógicas no processo de construção de textos. Após a leitura do livro </span><em><span style="font-weight: 400;">"O menino que tinha medo de errar'</span></em><span style="font-weight: 400;">', de Vivian Taubman, questões relacionadas ao medo</span> <span style="font-weight: 400;">de errar na prova e a reprovação</span> <span style="font-weight: 400;">revelaram-se com maior frequência durante os debates e as produções realizadas em turma.&nbsp; Assim, o presente artigo apresenta reflexões sobre como o erro e a reprovação escolar são percebidos pelos discentes e os possíveis desdobramentos que tais fenômenos podem promover no processo de alfabetização.&nbsp;</span></p> Mayara Tavares Copyright (c) 2023 Mayara Tavares http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/134 Tue, 16 Apr 2024 00:00:00 -0300 VIVÊNCIAS DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA PESQUISADORA http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/124 <p>Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa realizada a partir de vivências do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. Vale salientar que entendemos o ECS enquanto um momento importante para a formação e constituição da identidade docente, sobretudo por permitir uma aproximação com o “chão da escola”, na Educação Básica, e por evidenciar a indissociabilidade entre a teoria e a prática. O objetivo desta investigação foi, portanto, analisar a influência do ECS, voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, para a formação e prática de uma futura professora de Matemática. Os movimentos dialógicos e pendulares entre a teoria e a prática, vivenciados durante os itinerários formativos propostos, foram de fundamental importância para o processo de constituição da identidade docente, aproximação com a escola e formação de um perfil de professor-pesquisador.</p> Emília Soares Santos, Américo Junior Nunes da Silva Copyright (c) 2024 Emília Soares Santos, Américo Junior Nunes da Silva http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/124 Sat, 01 Jul 2023 00:00:00 -0300 PRÁTICA DE ESTÁGIO http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/114 <p>O objetivo é apresentar reflexões construídas durante o estágio supervisionado obrigatório em Geografia, realizado no ensino médio, a partir da construção do referencial teórico, da caracterização da realidade escolar e da prática desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino, no segundo semestre de 2020, no município de Campo Bom, Rio Grande do Sul. A perspectiva teórica sustenta-se na pedagógica e social. Nesse sentido, procura-se argumentar a importância da compreensão geográfica do referencial que reconhece as potencialidades do estudo do lugar. A situação da COVID-19 e as legislações federal, estadual e municipal exigiu uma reorganização das escolas, portanto, a realização do estágio contribui para recuperar práticas desenvolvidas em um período de muitas adaptações nos processos formativos.</p> José Edimar de Souza Copyright (c) 2024 José Edimar de Souza http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/114 Sat, 01 Jul 2023 00:00:00 -0300