Um EDUCAÇÃO INFANTIL E A RELAÇÃO DE GÊNERO A FIGURA MASCULINA NA EDUCAÇÃO DE ZERO A TRÊS ANOS

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Valdecir Alves Assunção Batista

Resumo

O tema deste trabalho é o preconceito que existe em torno do professor homem em sala de aula de educação de crianças pequenas. A questão de pesquisa que o definiu é: O que explica o preconceito em torno do professor homem na educação infantil de zero a três anos de idade? O objetivo geral que orientou todo o estudo foi: compreender a questão cultural de gênero na educação infantil de zero a três anos em relação ao professor homem, bem como os objetivos específicos: compreender as relações entre gênero e trabalho docente; comparar o perfil da professora e do professor na educação infantil de zero a três anos abordados na literatura especializada; discutir a presença do professor homem na educação infantil. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, num estudo bibliográfico. Os resultados mostraram que o ingresso de professores homens na educação infantil passa por preconceitos e estranhamentos, mas também é possível destruir barreiras de gêneros na comunidade escolar.

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Como Citar
ALVES ASSUNÇÃO BATISTA, V. Um EDUCAÇÃO INFANTIL E A RELAÇÃO DE GÊNERO: A FIGURA MASCULINA NA EDUCAÇÃO DE ZERO A TRÊS ANOS. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. Disponível em: https://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/85. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS

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