NORMAS GERAIS - PARA TODOS OS TEXTOS

  • Fonte Garamond 13 para corpo do texto.
  • Fonte Garamond 12 para citações com mais de 3 linhas (com recuo de 4 cm).
  • Fonte Garamond 11 para Referências.
  • Margens: Superior e Direita, 2,5 cm e Inferior e Esquerda, 3 cm.
  • Texto Justificado com margem de 2 cm (NÃO DAR ESPAÇO PARA FAZER MARGEM)
  • Epaço entrelinhas de 1,5.
  • Espaço entrelinhas das Referências: 1,0
  • Subtítulos em minúsculas (Garamond 14, negrito)
  • Subitem, se houver, em minúscula (Garamond 14, itálico)
  • Gráficos, imagens, tabelas, etc, devem conter: Título em negrito centralizado acima do elemento (Garamond 12) e indicação de fonte centralizada abaixo do elemento (Garamond 11). Ex: Fonte: Elaboração própria.
  • Citações com mais de 3 linhas devem estar em Garamond 12, espaço simples, recuado 4 cm. (NÃO DEVE TER ESPAÇO ANTES E DEPOIS DA CITAÇÃO)
  • As citações devem seguir o padrão AUTOR-DATA no corpo do texto (Ex: CERRI, 2011. p.10) e nas citações recuadas.
  • As Referências  devem estar no final do texto e devem seguir as normas da ABNT (Exemplos abaixo)
  • NÃO INCLUIR NAS REFERÊNCIAS FINAIS AS OBRAS NÃO CITADAS NO TEXTO.
  • NÃO DAR ESPAÇO ENTRE REFERÊNCIAS.
  • Exemplos:
    • Livro

      CERRI, L. F. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

      Capítulo de livro

      CIAMPI, H. Ensinar história no século XXI: dilemas e propostas. In: TOLEDO, M. A. L. Tursi (Org.). Ensino de História: ensaios sobre questões teóricas e práticas. Maringá: Eduem, 2011. p. 51-71.

      Artigo científico

      CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação & pesquisa, São Paulo, v. 30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004. Doi: 10.1590/S1517-97022004000300012

      Artigos eletrônicos

      CARRETERO, M.; MONTANERO, M. Enseñanza y aprendizaje de la historia: aspectos cognitivos y culturales. Cultura y Educación, Madrid, v. 20, n. 2, p. 133-142, 2008. DOI: 10.1174/113564008784490361. Disponível em: http://www.ub.edu/histodidactica/images/documentos/pdf/ensenanza_apre ndizaje_historia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2014.

      Trabalho acadêmico

      ROCHA, H. A. B. O lugar da linguagem no ensino de História: entre a oralidade e a escrita. 2006. 466 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

      Trabalho apresentado em evento

      MUNAKATA, K. Livro didático e formação do professor são incompatíveis? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2001, Brasília. [Anais...].  Brasília: MEC/SEF, 2002. v. 1, p. 89-94.

NORMAS ESPECÍFICAS

  • ARTIGO
    • Seguir as normas gerais para formatação.
    • Deve ter no máximo 4 autores.
    • Deve ter entre 12 e 30 páginas. 
    • Título centralizado EM MAIÚSCULA.
    • Abaixo, título EM INGLÊS.
    • Resumo de, no mínimo 100 palavras, e, no máximo, 250 palavras.
    • Abaixo do resumo, três palavras chave (SEPARADAS POR PONTO)
    • Abstract de, no mínimo 100 palavras, e, no máximo, 250 palavras.
    • Abaixo do abstract, três keywords.
    • Em fotos NÃO DEVEM CONTER IMAGENS DE MENORES, a não ser com autorização POR ESCRITO dos responsáveis (a autorização deve ser anexada na submissão)

 

  • RELATO DE PRÁTICA
    • Seguir as normas  gerais para formatação.
    • Deve ter no máximo 4 autores.
    • Deve ter entre 8 e 12 páginas. 
    • Título centralizado EM MAIÚSCULA.
    • Resumo de, no mínimo 100 palavras, e, no máximo, 250 palavras.
    • Abaixo do resumo, três palavras chave (SEPARADAS POR PONTO)
    • Fotos NÃO DEVEM CONTER IMAGENS DE MENORES, a não ser com autorização POR ESCRITO dos responsáveis (a autorização deve ser anexada na submissão)

 

  • SEÇÃO LIVRE
    • Nesta seção podem ser publicados textos dos mais variados tipos:
      • Cartas
      • Poemas
      • Músicas
      • ensaios
      • etc...
    • O requisito é que esteja relacionado ao universo da Educação Básica.
    • A submissão deve ser autoral e inédita.
    • Estudantes da Educação Básica, e do ensino superior, podem submeter.