A circulação de ideias a partir de publicações é fundamental para o desenvolvimento e consolidação do conhecimento em determinada área. No que tange à Educação Básica, as ideias e os relatos de práticas carecem de um suporte material para sua circulação. Nesse sentido, a Revista EBR – Educação Básica Revista foi pensada para suprir a necessidade de uma publicação na qual os professores possam relatar, expor, debater sobre suas práticas e conhecimentos produzidos e reproduzidos no ambiente escolar. A ideia de criar uma revista que atenda aos professores da Educação Básica vem ganhando força a partir da conversa entre professores dos diversos níveis de ensino.

Depois de diversas conversas e a clareza da importância dessa iniciativa, surgiu a necessidade de viabilizar a sua criação. E, nesse sentido, a maneira mais viável e que carece de menos recursos financeiros é a revista on-line. Existem algumas possibilidades para publicação de revistas on-line, no entanto, a ferramenta criada e desenvolvida pela PKP (Public Knowledge Project) pareceu-nos a mais indicada. O “Open Journal Systems (OJS ) é um sistema de gerenciamento e publicação de revistas desenvolvido pelo Public Knowledge Project [...] para expandir e melhorar o acesso à pesquisa”[1].

Inicialmente, buscamos o apoio do Geplage (UFSCar), na figura do professor Dr. Paulo Lima, uma parceria para viabilizar essa iniciativa.