OS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA QUÍMICA

Conteúdo do artigo principal

Carlos Humberto Vieira Damasceno
Carla Damasceno
Patrick Oliveira Vagetti
José Divino dos Santos

Resumo

Os jogos lúdicos são muito utilizados no ensino aprendizagem de Ciências Naturais, matemáticas e outras disciplinas, neste contexto, é importante observar a relevância do jogo no desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino médio. O objetivo deste artigo é verificar a eficácia dos jogos no ensino da Química, e, para tal, esta pesquisa usou o método qualitativo e uma revisão bibliográfica dos dez anos anteriores ao tema, nas plataformas da Capes, Google Acadêmico e Scielo. Nessa perspectiva, a base essencial foi a teoria Vygotskyana, cujo resultado mostrou a importância do jogo como ferramenta auxiliar, mas não como peça fundamental no ensino aprendizagem da química.

Detalhes do artigo

Como Citar
DAMASCENO, C. H. V.; DAMASCENO, C. .; VAGETTI, P. O. .; SANTOS, J. D. dos. OS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA QUÍMICA . Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 147–158, 2024. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/122. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Língua Portuguesa e Ludicidade: Ensinar Brincando Não é Brincar de Ensinar. São Paulo, 2007 Tese - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CAMELLO, A. L. M.; MAZZETTO, S. E.; VASCONCELOS, P. H. M. uso de mecanismo dinâmico e interativo no ensino de química: um relato de sala de aula. HOLOS, Ceará, 03 2016.

CUNHA, Marcia Borin da. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 34, n. 2, p. 92-98, 05 2012. Jogos no Ensino de Química.

FANTINATO, Marcelo. Métodos de Pesquisa. São Paulo, v. 1, f. 50, 2015 Tese (Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez Editora, v. 3, f. 104, 2017. 208 p.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brinquedo na Educação Considerações Históricas. São Paulo, 1994 Tese (Fac. de Educação da USP) - Universidade de São Paulo.

LIMA, E.C. et al. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química Tese (o Curso de Licenciatura em Química) - Centro Universitário Amparense - Unifia.

NETO, Hélio da Silva Messeder; MORADILLO, Edilson Fortuna de. O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 2, p. 523-540, 2017.

OLIVEIRA, Lívia Micaelia Soares; SILVA, Oberto Grangeiro da; FERREIRA, Ulysses Vieira da Silva. DESENVOLVENDO JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. HOLOS, Rio Grande do Norte, v. 5, n. 26, p. 166-175, 2010.

OLIVEIRA, Rháleff Nascimento Rodrigues de et al. Frameworks para Desenvolvimento de Jogos Educacionais: uma revisão e comparação de pesquisas recentes. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2018, Santo André – SP, p. 864-863.

REZENDE, Felipe Augusto de Mello; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Análise Teórica e Epistemológica de Jogos para o Ensino de Química Publicados em Periódicos Científicos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Brasil, v. 19, p. 747-774, 2019.

ROCHA, Juliano Rodrigues; ANDRADE NETO, Agostinho Serrano de. Um Estudo de Caso Exploratório sobre a Internalização de Conceitos sobre Eletrostática: A influência da Hipercultura e Mediação Digital. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3. 10 p, dez 2013.

SILVA, Airton Marques da. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. Revista de Química Industrial, Rio de Janeiro, v. 79, n. 731, p. 7-12, 04 2011.

SILVA, Ana Carolina Rosa da; LACERDA, Paloma Lopes de; CLEOPHAS, Mariadas Graças. Jogar e compreender a Química: ressignificando um jogo tradicional em didático. Revista de Educação em Ciências e Matemática, Amazônia, v. 13, p. 132-150, Jul.-Dez. 2017.

SILVA, Ezequiel Santos; LOJA, Luiz Fernando Batista; PIRES, Diego Arantes Teixeira. QUIZ MOLECULAR: APLICATIVO LÚDICO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 172-192, Jan./Abr. 2020.

SILVA, Rafael Soares. UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUÍLIBRIO QUÍMICO. Revista Amor Mundi, São Paulo. 9 p, 03 01 2021. Universidade Cruzeiro do Sul.

SOUZA, Bruno Campello de et al. PSICOLOGIA COGNITIVA CULTURA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM COGNITIVA: a teoria da mediação cognitiva. Recife: Executiva, 2006. (PSICOLOGIA COGNITIVA).

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda., v. 1, f. 91, 2007. 182 p.

ZAPATEIRO, Gean Aparecido et al. Material didático como estratégia de ensino e de aprendizagem das ligações químicas. ACTIO: Docência em Ciência, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 211-233, jul./set. 2017.