OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO PÚBLICO aprendizagem de conceitos químicos a partir do estudo do solo

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Francisco José Mininel
Silvana Márcia Ximenes Mininel

Resumo

No presente trabalho utilizou-se a metodologia de Oficinas Temáticas a fim de propiciar um ensino de Química contextualizado e com participação ativa dos alunos, objetivando que os conceitos químicos fossem aprendidos significativamente e que eles estabelecessem relações com as questões sociais e ambientais que permeiam o estudo químico dos solos, tema escolhido para a organização das Oficinas.  Após a seleção do tema, buscou-se referências bibliográficas em livros e artigos, organizou-se seminários, buscou-se experimentos investigativos para ampliação dos conhecimentos. As discussões foram feitas através de rodas de conversa, sempre com mediação do professor. Os registros foram feitos através de portfólios, os quais permitiram acompanhar a sequência de atividades e a efetiva aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi exitosa, uma vez que, os alunos elaboraram e reelaboraram suas ideias, construindo conhecimentos químicos significativamente.

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Como Citar
JOSÉ MININEL, F.; MÁRCIA XIMENES MININEL, S. OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO PÚBLICO: aprendizagem de conceitos químicos a partir do estudo do solo. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 133–146, 2023. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/123. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS

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