APRENDIZAGEM CRIATIVA DO NOVO PC PARA O VELHO PC

Conteúdo do artigo principal

Carlos Henrique Delmiro
Hermínio Borges Neto

Resumo

Com a pandemia causada pelo coronavírus, as aulas escolares foram transpostas para o formato online. Em agosto de 2021, a rede municipal de Educação de Canindé retomou as aulas presenciais, de acordo com a estrutura de cada escola para respeitar as orientações de combate ao coronavírus. Assim, turmas de tempo integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Adauto Bezerra tinham aulas online no turno da manhã e à tarde com aulas presenciais. Dessa forma, os estudantes faziam a mudança no novo PC (personal computer) para o velho PC (papel e caneta) com a mudança de turnos. Com isso, esse trabalho tem o objetivo de apresentar uma outra abordagem do novo PC para o velho PC, mediada pela Sequência Fedathi, e produções discentes que caracterizem a Aprendizagem Criativa.  O ensino foi conduzido pela postura docente orientada pela Sequência Fedathi, alinhada com a Aprendizagem Criativa para a produção discente. Nota-se que é possível propor o ensino e aprendizagem com as propostas Sequência Fedathi e Aprendizagem Criativa, além de mensurar quais as produções dos estudantes caracterizam-se como Aprendizagem Criativa.

Detalhes do artigo

Como Citar
DELMIRO, C. H.; BORGES NETO, H. APRENDIZAGEM CRIATIVA DO NOVO PC PARA O VELHO PC . Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 113–132, 2023. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/125. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre e Doutor em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA (1979) e Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Universidade de Paris VII e pelo TélUQ, CA. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. Coordenador do Laboratório de Pesquisa Multimeios. Atua nas áreas de Educação Matemática, Ensino Assistido por computador e Tecnologia Educacional.

Referências

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de et al. A aprendizagem matemática pós-pandemia: análise de uma experiência didática em canindé mediada pela sequência fedathi. In:

SANTANA, Onélia Maria Moreira Leite de (org.). Educação do Ceará em Tempos de Pandemia: experiências municipais. Fortaleza: Seduc: Eduece, 2021. p. 114-125. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/livros_tempos_pandemia/. Acesso em: 15 jan. 2021.

FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa. Reflexões de uma Experiência com Polígonos Utilizando a Sequência Fedathi. In: BORGES NETO, Hermínio. Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. p. 107-120.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUSSI, Benedicto. A Conquista da Matemática: 9º ano. 4. ed. São Paulo: FTD, 2018.

NERI JÚNIOR, Edilson dos Passos. Atos e Lugares de Aprendizagem Criativa em Matemática. 2019. 201 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas A Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12172. Acesso em: 29 fev. 2022

RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre: Penso, 2020. Tradução de: Mariana Casetto Cruz e Lívia Rulli Sobral.

SANTANA, José Rogério. DO NOVO PC AO VELHO PC: A PROVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DO USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS. 2002. 171 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002.

SANTANA, José Rogério. Educação matemática: favorecendo investigações matemáticas através do computador. 2006. 412 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3217. Acesso em: 29 jan 2021.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA SEQUÊNCIA FEDATH. 2015. 282 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14363. Acesso em: 01 mar. 2019.

SOUZA, Maria José Araújo. Sequência Fedathi: apresentação e caracterização. In: BORGES NETO, Hermínio et al. Sequência Fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 15-48.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.