O DESAFIO DA FORMAÇÃO PELA PESQUISA E A TRAJETÓRIA DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (OBEDUC): Contribuições para construção de memória em políticas públicas

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Carolinac Carvalho
Jaqueline Moll

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a formação de professores por meio da pesquisa, tendo como referência a trajetória do Programa Observatório da Educação (Obeduc). Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho analítico e com coleta de dados bibliográfica e documental. A metodologia utilizada para investigação foi a histórico-dialética, com análise de documentos legais e institucionais. Foi apresentada a história do Obeduc com intuito de auxiliar na compreensão do cenário político institucional em que se deu a formulação, implementação e interrupção do programa Obeduc. Construiu-se o argumento de que o programa Obeduc se inseriu no conjunto de políticas educacionais brasileiras, em especial àquelas voltadas para educação básica, intimamente ligadas ao contexto político e ao projeto de nação e sociedade adotado pelos governos brasileiros, marcadas hegemonicamente pela lógica da descontinuidade. De acordo com a pesquisa, pode-se concluir que o programa Obeduc por meio de um formato abrangente e inovador e por apresentar proposta de valorização articulada dos saberes da educação básica foi capaz de atuar não apenas em prol da formação em pesquisa, mas também para formação inicial e continuada de professores e para a promoção da articulação entre universidade e escola básica.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO, C.; MOLL, J. O DESAFIO DA FORMAÇÃO PELA PESQUISA E A TRAJETÓRIA DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (OBEDUC): : Contribuições para construção de memória em políticas públicas. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 69–92, 2024. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/132. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular da Faculdade de Educação e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus Frederico Westphalen. Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim; Especialização em Alfabetização pela PUC/RS; Especialização em Educação Popular pela Unisinos; Mestrado em Educação pela PUC/RS e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5465-178X. E-mail: jaquelinemoll@gmail.com.

 

Referências

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