A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AULAS DE MATEMÁTICA

Conteúdo do artigo principal

Karina Sousa
Elielson Ribeiro de Sales
Márcia Pantoja Contente

Resumo

A pesquisa de natureza qualitativa, apresenta como objetivo investigar a relação entre família e escola em relação ao processo de inclusão educacional do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas contribuições para o desenvolvimento acadêmico e social desses estudantes. A investigação foi desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino do município de Belém-Pará, com dois participantes: um representante da família (mãe) e da escola (professor) de um estudante com TEA. A produção dos dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com os participantes. Os resultados evidenciam a ausência de diálogo entre família e escola em relação ao processo de ensino e aprendizagem do estudante com TEA, bem como a falta de compreensão acerca do Transtorno do Espectro Autista, o que pode dificultar o desenvolvimento do estudante com TEA e sua inclusão no espaço escolar. Considera-se fundamental uma a relação efetiva entre família e escola no contexto da educação básica em prol de uma educação inclusiva.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUSA , K.; SALES, E. R. de .; CONTENTE, M. P. . A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM AULAS DE MATEMÁTICA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. P. 71–88, 2021. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/16. Acesso em: 9 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Elielson Ribeiro de Sales

Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará (UFPA) do curso Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM). 

Márcia Pantoja Contente

Estudante do curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas na Universidade Federal do Pará - UFPA e Professora da Educação Básica na Secretária Municipal de Educação de Igarapé-Miri.