O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O CONSTITUIR-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA "Ser ou não ser professor?"

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Suzart
Américo Junior Nunes da Silva

Resumo

O presente relato apresenta as vivências do Estágio Curricular Supervisionado I, produzidas pela observação de aulas de matemática em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, que foram realizadas em uma escola pública municipal, localizada na cidade de Senhor do Bonfim-BA, durante o período de 16 de outubro de 2019 até o dia 05 de dezembro de 2019. As vivências propiciadas pelo estágio colocam, no centro da discussão, a identidade como professor e as questões da realidade educacional brasileira; tais vivênciasproduzem um questionamento que acompanha todo o período de observação, mostrando-se como uma questão central: “ser ou não ser professor que ensina matemática nos anos finais do ensino fundamental?”.

Detalhes do artigo

Como Citar
SUZART, L. .; NUNES DA SILVA, A. J. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O CONSTITUIR-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA: "Ser ou não ser professor?". Educação Básica Revista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. p.131–141, 2020. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/4. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA
Biografia do Autor

Leonardo Suzart, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática da Uneb, Campus VII, monitor do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e bolsista pelo Programa AFIRMATIVA. 

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador e do Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (Uneb/PPGESA), na condição de vice-líder.