O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRIMEIRA REFLEXÕES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente pesquisa é resultado do projeto de pesquisa sobre as tecnologias da informação e comunicação e seus diferentes usos na educação realizado na **. Tem como objetivo o ensino remoto na pandemia e a educação infantil, conta como objetivo geral analisar os impactos que a pandemia trouxe para o aprendizado das crianças na educação infantil. A pesquisa se utilizou do procedimento metodológico do estado do conhecimento e a pesquisa bibliográfica qualitativa. A partir dessas análises, a pesquisa apresenta alguns apontamentos como a dificuldade de aprendizagem dos alunos perante o ensino remoto, e a importância das ferramentas tecnológicas neste período.
Detalhes do artigo
Referências
ALVES, Kallyne Kafuri. VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade. Educação Infantil em tempos de pandemia: Contribuições das Pedagogias da Autonomia e da Infância para a formação humana. Que poderá ser encontrado no link: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25726/17270. Acesso em: 20.out.2021.
ALVES, Maria Maly. CASTRO, Mayara Alves. VASCONCELOS, José Gerardo. “Estamos em casa! ”: narrativas de cotidiano remoto da educação infantil em tempo de pandemia. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3716/3283. Acesso em: 15.out.2021.
ARAÚJO, Sandy Alves Flor de. PEREIRA, Aline dos Santos. QUEIROZ, Rayla Graziela Lemos de. Ensino remoto emergencial na Educação Infantil: dificuldades e possibilidades. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6680/5685. Acesso em: 15. out.2021.
BARBOSA, Regiane da Silva. QUEIROZ, Fernando Matrigani M. Gutierres, UZÊDA, Sheila de Quadros. Trabalho pedagógico com estudantes público-alvo da educação especial. Acesso em: 14.out. 2021.
BLANCO, M. B.; LORDANI, S. F. DE S.; COELHO NETO, J. Psicomotricidade na Educação Infantil: os desafios do ensino remoto emergencial na percepção dos pais e do professor de Educacão Física. Olhares & Trilhas, v. 23, n. 2, p. 447-467, 24 jun. 2021.
**
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10.out.2021.
BRASIL Ministério da Educação. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 12.out.2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12.out.2021.
CARVALHO, Ana Paula Barros. MOURA, Gleuze Pereira Marinho. Um olhar sensível para a educação infantil durante o ensino remoto. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/18172-1125629622-1-PB.pdf. Acesso em: 20.out. 2021.
CARVALHO, Marília Sá. WERNECK, Guilherme Loureiro. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/pz75jtqNC9HGRXZsDR75BnG/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 13.out.2021.
CARVALHO, Tatiana Luz. GIL, Carolina. PRAZERES, Michelle. Do presencial ao remoto emergencial: trânsitos da educação infantil na pandemia. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36262/29682. Acesso em: 14.out.2021.
CHAREZUK, Simone Bicon. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/S7dGKjBx7Ch4FxCwVc93pVg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18.out. 2021.
CERQUEIRA, Maria Marta de Andrade. GAMA, Cláudia Vasconcellos Nogueira da. ZAMPIER, Patrícia da Paz. Educação Infantil, em tempos de pandemia: Quando uma máquina do tempo aproxima as distâncias. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/55378-202234-3-PB.pdf. Acesso em: 10. out.2021.
CÔCO, Valdete. COUTINHO, Angela Scalabrin. Educação Infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16266/209209213481. Acesso em: 13.out.2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODOY, A.S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29 Mai/Jun 1995.
FALCIANO, Bruno Tovar. VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/1224-4246-2-PB%20(1).pdf. Acesso em: 10. out.2021.
PEREIRA, Alana Alves. PEREIRA, Daise dos Santos. PEREIRA, Marcia Guera. PAIXÃO, Maria Cecília Ribeiro da. Luta antirracista na educação infantil em tempos de pandemia. O que as táticas docentes revelam? Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/57270-212689-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 15.out.2021.
MONSORES, Luciana Helena. A educação das crianças pequenas em tempos de pandemia e isolamento social: É possível uma educação (infantil) à distância? Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/2916-7019-1-SM%20(3).pdf. Acesso em: 15.out.2021.
MOREIRA, A. J., SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, p.1-35, 2020.
NONO, Maévi Anabel. Educar e Cuidar nas creches e pré-escolas. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/230/1/01d12t04.pdf Acesso em: 15. Out.2021.
PEREIRA, Alana Alves. PEREIRA, Daise dos Santos. PEREIRA, Marcia Guera. PAIXÃO, Maria Cecília Ribeiro da. Luta antirracista na educação infantil em tempos de pandemia. O que as táticas docentes revelam? Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/57270-212689-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 15.out.2021.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. A Pedagogia e a Educação infantil. Revista Brasileira de Educação, n.16, p. 27-34, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/v3P9wYtgnVDf3DcVcywdLSK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 out.. 2021.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.
SANTOS, Marcia Pires dos. Os desafios da Educação Infantil no contexto da pandemia COVID-19. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/11940-Texto%20do%20artigo-44375-1-10-20201218%20(4).pdf. Acesso em: 13. out.2021.
SBP. Manual de orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria: Uso saudável de telas, tecnologias e mídias nas creches, berçários e escolas. Departamentos Científicos de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento e de Saúde Escolar. Nº 06, jun. 2019.