AVALIAR PARA PROMOVER APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

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Raquel Dilly Konrath

Resumo

Diante dos desafios atuais interpostos à educação a partir da homologação da Base Nacional Comum (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), faz-se necessário  compreender o significado, o sentido e os pressupostos teóricos que embasam os documentos legais e que devem fundamentar o desenvolvimento da prática pedagógica no contexto escolar a partir deste novo ano letivo (2020). Neste sentido, o presente estudo aborda a avaliação e a sua função a partir da abordagem de aprendizagem por habilidades e competências. O estudo constitui-se numa revisão bibliográfica que contribui à reflexão teórico-prática, nos meios escolares. Para conceber o processo avaliativo como parte integrante do processo de aprendizagem e ensino. Ainda, apresenta quais as implicações que a abordagem de aprendizagem estabelecida e defendida pelas propostas curriculares dos documentos legais trazem para processo de avaliação. Por fim, enfatiza a importância da vontade e atitude do/a professor/a e da gestão escolar no processo de implementar as mudanças necessárias a partir da reformulação dos currículos educacionais.

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Como Citar
DILLY KONRATH, R. . AVALIAR PARA PROMOVER APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p.123–126, 2021. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/9. Acesso em: 15 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS