VIVÊNCIAS DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA PESQUISADORA Experiências na licenciatura em Matemática

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Emília Soares Santos
Américo Junior Nunes da Silva

Resumo

Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa realizada a partir de vivências do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. Vale salientar que entendemos o ECS enquanto um momento importante para a formação e constituição da identidade docente, sobretudo por permitir uma aproximação com o “chão da escola”, na Educação Básica, e por evidenciar a indissociabilidade entre a teoria e a prática. O objetivo desta investigação foi, portanto, analisar a influência do ECS, voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, para a formação e prática de uma futura professora de Matemática. Os movimentos dialógicos e pendulares entre a teoria e a prática, vivenciados durante os itinerários formativos propostos, foram de fundamental importância para o processo de constituição da identidade docente, aproximação com a escola e formação de um perfil de professor-pesquisador.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, E. S.; NUNES DA SILVA, A. J. . VIVÊNCIAS DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E A CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA PESQUISADORA: Experiências na licenciatura em Matemática. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 215–224, 2023. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/124. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
ESTÁGIO DOCENTE
Biografia do Autor

Emília Soares Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia- UNEB.

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador e do Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (Uneb/PPGESA), na condição de vice-líder.

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