POR UMA PRÁXIS COMO PRÁTICA DA LIBERDADE EM TEMPOS DISTÓPICOS

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Júlio César Virgínio da Costa

Resumo

Este ensaio busca desenvolver uma reflexão pautada na concepção de prática pedagógica para a liberdade postulada por Paulo Freire e analisada no contexto contemporâneo da pós-modernidade. Para essa discussão os pressupostos de Zigmunt Bauman, especificamente, o conceito de sociedade líquida também doram mobilizados. Buscamos promover algumas reflexões que possam construir um quadro analítico do que seria a educação como prática da liberdade, quais pressupostos ela busca identificar e as possíveis vias/caminhos para sua implementação em um contexto negacionista, de ataques constantes às instituições escolares e, também, do entendimento das problemáticas que podem impedir o devir desta postura educativa. Essa discussão também buscará refletir na importância da compreensão do conceito de práxis e sua contribuição para uma educação como prática da liberdade. Este ensaio é fruto de trabalho bibliográfico que versa sobre a temática perpassada por diversos momentos formativos da vida do autor a partir de 2017.

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, J. C. V. da. POR UMA PRÁXIS COMO PRÁTICA DA LIBERDADE EM TEMPOS DISTÓPICOS. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 03–26, 2023. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/126. Acesso em: 3 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Júlio César Virgínio da Costa, Centro Pedagógico - Universidade Federal de Minas Gerais

Professor efetivo da Universidade Federal de Minas Gerais lotado no Centro Pedagógico. Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Também possui especialização em Metodologia do Ensino Superior (CEPEMG/UEMG/1999); especialização em História do Brasil Contemporâneo (UNI/BH/2003) e especialização em História e Cultura Afro-Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/2012. Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Interlocução (ISNN 2175-4438). Membro do LABEPEH - Laboratório de Estudos e Pesquisa no Ensino de História (CP/FAE/UFMG). Foi também monitor do Programa de Pós-Graduação em Educação na disciplina Práticas de Ensino de História - Estágio supervisionado no período de 01 de agosto a 31 de dezembro de 2005. Foi avaliador de obras (parecerista) do PNBE - Temático 2013. Atuou no projeto de pesquisa "Os Jovens e a História" (UEPG/2012). Tem experiência na área de História, com ênfase no Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professor, Ensino de História, Educação Museal, Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.

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