ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO ESCRITA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO DE DOM ELISEU-PA

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Miranilde Oliveira Neves
Nelitonio Sousa

Resumo

Este artigo apresenta os resultados obtidos durante uma pesquisa desenvolvida com estudantes do campo de Dom Eliseu-PA para averiguar quais estratégias e procedimentos de ensino são utilizados pelos professores do campo e qual a contribuição para o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito à produção escrita em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Sabe-se que vários fatores influenciam para a dificuldade na escrita e mostram a necessidade de uma prática educativa mais inclusiva no campo, no sentido de ampliar a presença de políticas públicas que fortaleçam o ensino, discutir a formação de professores do campo e os procedimentos adaptados à realidade local. A metodologia utilizada baseou-se em entrevistas e encontros em grupo com professores, coordenadores e alunos do campo em Dom Eliseu para discussão sobre o desempenho ínfimo por parte dos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que tanto professores quanto alunos não estão sendo assistidos como deveriam para que a educação deste espaço possa apresentar avanços. A partir de então, inferimos que além de formações para professores, também se faz necessária a presença mais assídua do poder público na resolução de vários quesitos que possam melhor o ensino no campo.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA NEVES, M.; DA SILVA E SOUSA, N. ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO ESCRITA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO DE DOM ELISEU-PA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 159–180, 2023. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/130. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Nelitonio Sousa, Secretaria Estadual de Educação do Pará - SEDUC

Professor na rede municipal e estadual de Paragominas. Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares.

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