PROFESSOR MIGRANTE PENDULAR Contratempos da contemporaneidade

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Adeline Souza
Carla Zasso

Resumo

Este artigo, desenvolvido no mestrado em Educação e Contemporaneidade da UNEB, teve como objetivo trazer para discussão e evidenciar o fenômeno da migração pendular de professores. Nele, foram reunidas reflexões de abordagem qualitativa, a partir da técnica de revisão bibliográfica narrativa como aporte metodológico, sob o enfoque teórico-conceitual de pressupostos histórico-críticos acerca do referido tema de discussão protagonizado no contexto mundial contemporâneo. Empenhou-se em responder se o fenômeno da migração pendular de professores encontra mecanismos causais nos dilemas da contemporaneidade. Concluiu-se que a migração é estimulada por desigualdades globais-regionais as quais se fazem mais perceptivas dentro dos grupos a nível local.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, A.; ZASSO, C. PROFESSOR MIGRANTE PENDULAR: Contratempos da contemporaneidade. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 55–68, 2023. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/133. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS

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