FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS UM EXERCÍCIO DE BALANÇO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

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Marly Krügerde Pesce
Felipe Poffo

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as produções acadêmicas sobre formação docente e o uso das tecnologias digitais no ensino médio.  A pesquisa é de caráter bibliográfico de produções científicas disponíveis no base de dados da CAPES e SciELO. Foram pesquisados trabalhos produzidos entre 2015 e 2018. Poucos trabalhos surgiram com os descritores formação doente, tecnologias digitais e ensino médio, sendo aqui analisadas os resumos de sete dissertações do banco de dados da Capes, e dois artigos, da SciELO. As pesquisas foram qualitativas e a principal técnica de coleta de dados foi a entrevista. Os resultados dos trabalhos indicaram que a formação docente é necessária para que as tecnologias digitais possam ser usadas e que os professores se sentem inseguros em inseri-las. Porém, há evidência que os professores aprendem com os colegas durante o exercício profissional. Nos resumos, não ficaram evidentes especificidades do ensino médio, como currículo e perfil dos jovens estudantes, embora os participantes das pesquisas tenham sido professores que atuam nesse nível de ensino.

Detalhes do artigo

Como Citar
KRÜGERDE PESCE, M. .; POFFO, F. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM EXERCÍCIO DE BALANÇO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 203–219, 2021. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/49. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Felipe Poffo, Universidade da Região de Joinville

Licenciado em Letras- Lingua Portuguesa e Língua Inglesa.  Aluno de iniciação- científica. 

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