ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO: REINVENÇÕES EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID-19

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Kátia Costa Lima Corrêa de Araújo

Resumo

Este artigo tem o objetivo de socializar as experiências realizadas nos estágios supervisionados vinculados ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), no contexto da pandemia de Covid-19. Os fundamentos teóricos do estágio supervisionado aqui debatidos consideram os seguintes princípios: relação teoria e prática; vínculo universidade e escola da educação básica; ensino e pesquisa. As aulas aconteceram de modo síncrono (via Google Meet) e assíncrono, onde foram abordados temas voltados às modalidades de ensino. Os estagiários foram ao campo virtual de estágio a fim de compreender os desafios da docência de uma professora dos anos iniciais do ensino Fundamental no contexto da pandemia de Covid-19. Os objetivos específicos da disciplina foram assim definidos: a) identificar os desafios do ensino remoto no contexto da pandemia; b) identificar uma problemática em sala de aula relacionada ao processo de ensino-aprendizagem na modalidade de ensino escolhida; c) elaborar atividades a partir da problemática identificada na turma, a fim de contribuir com a aprendizagem dos educandos; d) elaborar relatório final. Os resultados indicam que o estágio remoto e a ida ao campo virtual foi uma experiência inovadora, pois contribuiu para fortalecer a formação dos futuros professores, de modo a oportunizar o conhecimento da realidade da escola e da prática docente em plena pandemia de COVID-19.

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Como Citar
COSTA LIMA CORRÊA DE ARAÚJO, K. ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO:: REINVENÇÕES EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID-19 . Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, 2022. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/57. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
DOSSIÊ

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