REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO

Conteúdo do artigo principal

Luiz Fernando Bento
Warley Machado Correia

Resumo

A pandemia causada pelo surgimento do novo coronavírus promoveu a interrupção do calendário letivo na Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 2020. Frente a esse cenário, as disciplinas de estágio do curso de licenciatura em Matemática da instituição tiveram que passar por ajustes e adaptações de forma que pudessem ser ofertadas aos alunos de forma remota durante a pandemia. Dessa forma, este texto apresenta um relato com reflexões sobre as atividades desenvolvidas por um aluno do curso de licenciatura de Matemática da UFMG durante o estágio realizado no Centro Pedagógico com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Dentre as atividades propostas durante o estágio destacaram-se: acompanhamento das aulas; realização das monitorias; correção das atividades; planejamento e produção de uma intervenção/prática com as turmas, sendo que todos os procedimentos para o início do estágio e a sua realização foram feitos de forma remota com o auxílio de ferramentas tecnológicas e ambientes virtuais A prática realizada pelo estagiário foi planejar e ministrar uma aula sobre sistemas de equações. Apesar das limitações impostas pelo regime remoto emergencial, a prática do estágio durante a pandemia possibilitou ao licenciando atuar de forma efetiva no espaço escolar.

Detalhes do artigo

Como Citar
BENTO, L. F.; CORREIA, W. M. REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, 2022. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/61. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Warley Machado Correia, UFMG

Professor do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, na linha de pesquisa em Educação Matemática.

Referências

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista em Rede, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

HOBOLD, M. S.; MATOS, S. S. Formação continuada: o processo de incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação no trabalho do professor universitário. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 30, p. 317-333, 2010.

MAZIERO, A. R.; CARVALHO, D. G. C. A contribuição do supervisor de estágio na formação dos estagiários. Acta Scientiae, v. 14, n. 1, p. 63-75, 2012.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SILVA, J. A. O ensino das equações do 1º grau no ensino fundamental com o uso de balanças. 2014. 38f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal da Paraíba, Araruna, 2014.