ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA

Conteúdo do artigo principal

Lavínia Alves Oliveira
Thaís Vinhas
Uildima Lima Angeli
Wemis Pires Santos

Resumo

O ensino remoto emergencial, implementado no Brasil durante a pandemia do Covid-19, evidenciou a necessidade de reestruturação de programas de ensino para atender as especificidades de um contexto onde diferentes práticas sociais foram realizadas através do mundo virtual, dentre elas as atividades educativas. Nos cursos de Licenciatura, essa conjuntura apresentou um novo desafio para a formação docente, indicando que era preciso reorganizar a estrutura dos Estágios Supervisionados diante das condições educativas impostas pelos tempos pandêmicos. Esse texto apresenta algumas reflexões sobre uma experiência desenvolvida na disciplina de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus XVIII, através do ensino remoto emergencial, indicando os caminhos trilhados e percepções sobre a experiência a partir da convergência dos olhares da docente orientadora da disciplina, da docente supervisora e de discentes em formação inicial. As reflexões compartilhadas evidenciam a importância da estruturação de um projeto de Estágio Supervisionado que seja fruto de um trabalho colaborativo e contextualizado, onde a utilização da tecnologia esteve centrada na efetivação do ensino-aprendizagem em História como processo que contribui para o desenvolvimento e/ou ampliação da consciência histórica, entendida como a capacidade de orientação temporal dos sujeitos.

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Como Citar
ALVES OLIVEIRA, L.; VINHAS , T. .; LIMA ANGELI, U. .; PIRES SANTOS, W. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: : REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, 2022. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/63. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
DOSSIÊ

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