AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL, LIDERANÇA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO INTEGRATIVA

Conteúdo do artigo principal

Maria Luiza dos Santos Barbosa
Carla Aparecida Arena Ventura
Marina Liberale
Raquel Helena Hernandez Fernandes

Resumo

A participação social refere-se a ações que diversas forças sociais realizam como forma de influenciar a formulação, execução e avaliação de políticas públicas. O objetivo deste artigo foi identificar e analisar ações que incentivem a Mobilização Social, Liderança e Participação Social de crianças e adolescentes na Educação Básica, entre 2010 a 2019. Trata-se de pesquisa exploratória descritiva, baseada na Revisão Integrativa da Literatura, utilizando as seguintes bases de dados: CINAHL, PubMed, Web of Science e BVS. A amostra constituiu-se de 13 artigos e foi identificada as ações: “Som la Pera”; DGPM; Equipe de melhoria da saúde escolar; “RE-AIM”; Atividades lúdicas; Intervenção educativa on-line; Projeto SHINE; Programa iCook 4-H; Photovoice; Programa “Para a malária na sua comunidade”; Photovoice CHAMACOS YCC e Programa Embaixador de Vida Saudável. Destacaram-se nos achados a importância da dimensão prática para a aprendizagem; aprendizagem por pares; trabalhos em pequenos grupos; atividades lúdicas; equipe multiprofissional; e apreensão da realidade. Por meio das leituras dos artigos selecionados nesta revisão integrativa foi possível reconhecer que a saúde e a educação são inseparáveis e interdependentes e constituem ferramentas importantes para o desenvolvimento da participação social, liderança, mobilização social. Além disso, mostrou-se fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, o uso de metodologias ativas e estratégias de ensino que favoreçam o desenvolvimento dos alunos, criando espaço para a imaginação e reflexão crítica, a fim de contribuir para a tomada de decisão mais qualificada e para o exercício da cidadania.

Detalhes do artigo

Como Citar
BARBOSA, M. L. dos S. .; VENTURA, C. A. A.; LIBERALE, M.; FERNANDES, R. H. H. AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL, LIDERANÇA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO INTEGRATIVA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 05–24, 2021. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/67. Acesso em: 17 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS

Referências

ALVES, Marcos Alexandre; GHIGGI, Gomercindo. Educação como encontro inter-humano: da ética do diálogo à resposta ética pela alteridade. Revista de Educação, v.6, n.12, p. 59-11, 2011.

ANDRADE, Luciane Sá de; GONÇALVES, Marlene Fagundes Carvalho; SILVA, Marta Angélica Iossi. O Ciclo Pedagógico e o Aprendizado em Campo de Prática Profissional: Ação e Reflexão na Escola Pública. Revista De Graduação USP, v. 2, n. 2, p. 133-136, 2017.

ARAÚJO, Jailton Macena de. Cidadania, desenvolvimento e dignidade humana: uma releitura da esfera pública arendtiana à luz da solidariedade. Pensar rev. de ciências jurídicas, v. 22, n. 2, p. 567-580, 2017.

BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre, Penso Editora LTDA, 2014.

BOLSHAKOVA, Virginia; GIENG, John; SIDHU, C. Sheena. Teens-as-teachers nutrition program increases interest in science among schoolchildren and fosters self-efficacy in teens. California Agriculture, v. 72, n.2, p. 135-143, april. 2018

BONIN, Luiz Fernando Rolim. Educação, consciência e cidadania. SILVEIRA, Andréa F., et al, org. Cidadania e participação social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. pp. 92-104.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 05 abr 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. – 2. ed., 2. reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 44 p.

CARDOSO, Cíntia Garcia; HENNINGTON, Élida Azevedo. Trabalho em equipe e reuniões multiprofissionais de saúde: uma construção à espera pelos sujeitos da mudança. Trab. educ. saúde (Online), Rio de Janeiro , v. 9, supl. 1, p. 85-112, 2011.

CARRANO, Paulo. A participação social e política de jovens no Brasil: considerações sobre estudos recentes. O Social em Questão, n. 27, p. 83-100, 2012.

COELHO, Juliana Sousa. Construindo a participação social no SUS: um constante repensar em busca de equidade e transformação. Saude soc., São Paulo , v. 21, supl. 1, p. 138-151, May 2012.

COSTA, Manuel João. Trabalho em pequenos grupos: dos mitos à realidade. Medicina (Ribeirao Preto), v. 47, n. 3, p. 308-313, 2014.

DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schmitt. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-cientifica do ICPG, v. 1, n. 4, p. 107-112, jan-mar 2004.

DENNISON, Susan T.; STEPHANIE, S. Daniel; KENNETH, J. Gruber; ALYSON, Cavanaugh; MAYFIELD, Andrew. A Leadership Training Group for at Risk Fifth 7 Seventh Graders: results from a brielf strength-based group program. Social Work With Groups, v.41, n.3, p. 181-197, 2018.

DEWEY, John. The modes of societal life. In: RATNER, J. Intelligence in the modern world: John Dewey’s philosophy. New York: Random House, 1939a. p. 365-404.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GUTUSKEY, Lila; MCCAUGHTRY, Nate; SHEN, Bo; CENTEIO, Erin; GARN, Alex C. The role and impact of student leadership on participants in a healthy eating and physical activity programme. Health Education Journal, v.75, n.1, 27-37, 2016.

HAGEDORN, Rebecca L.; WHITE, Jade A.; FRANZEN-CASTLE, Lisa; COLBY, Sara E.; KATTELMANN, Kendra. K.; WHITE, Adrienne. A. et al. Teens Implementing a Childhood Obesity Prevention Program in the Community: Feasibility and Perceptions of a Partnership with HSTA and iCook 4-H. Int J Environ Res Public Health, v. 15, n.5, 2018.

HANNAY, Jayme; DUDLEY, Robert; MILAN, Stephanie; LEIBOVITZ, Paula. K. Combining Photovoice and focus groups: engaging Latina teens in community assessment. Am J Prev Med, v. 44, s. 3, p. 215-24, mar. 2013.

HETHERINGTON, Erin; EGGERS, Matthijs; WAMOYI, Joice; et al. Participatory science and innovation for improved sanitation and hygiene: process and outcome evaluation of project SHINE, a school-based intervention in Rural Tanzania. BMC Public Health, v.17, n. 172, 2017.

JENKINSON, Kate A.; NAUGHTON, Geraldine; BENSON, Amanda C. The GLAMA (Girls! Lead! Achieve! Mentor! Activate!) physical activity and peer leadership intervention pilot project: a process evaluation using the RE-AIM framework. BMC Public Health, v.12, n. 55, 2-15, 2012.

JUNIOR, Edemilton Ribeiro Santos. et al. Relato de una estrategia lúdica educativa que promueve el control de insectos de importancia médica e interés en Salud Pública. J. Health Biol Sci, v.6, n.3, p. 242-248, 2018.

LANES, Dário Vinícius Ceccon; SANTOS, Marcelli Evans Telles dos; SILVA, Elaine Fabíola dos Santos Jerômino; LANES, Karoline Goulart; PUNTEL, Robson Luiz Puntel; FOLMER, Vanderlei. Estratégias lúdicas para a construção de hábitos alimentares saudáveis na educação infantil. Revista Ciências&Ideias, v.4, n.1, p. 1-12, jul. 2012.

LLAURADÓ, Elisabet; ACEVES-MARTINS, Magaly; TARRO, Lucia; PAPELL-GARCIA, Ignasi; PUIGGRÒS, Francesc; AROLA, Lluís; et al. A youth-led social marketing intervention to encourage healthy lifestyles, the EYTO (European Youth Tackling Obesity) project: a cluster randomised controlled trial in Catalonia, Spain. BMC Public Health, v. 15, n. 607, p. 2-12, 2015.

MATAMBANADZO, Annamore; MAYNARD, Mary; MATAMBANADZO, Tawanda. Implementing a Replicable Model for K-12 Health Literacy to Promote Positive Youth Development. J Consum Health Internet, v.22, n.1, p. 8-24, 2018.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 17, n. 4, p. 758-764, Dec. 2008 .

PACHECO, Ricardo Aguiar. Ensinar aprendendo: a práxis pedagógica do ensino por projetos no ensino fundamental. PerCursos, v.8, n.2, p. 19-40, jul.-dez. 2007.

SANTOS, Cristina Mamédio da Costa; PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos; NOBRE, Moacyr Roberto Cuce. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 15, n. 3, p. 508-511, June 2007.

SILVA, Natália Zanatta da. A importância do lúdico na educação infantil. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

SOBRAL, Fernanda Ribeiro; CAMPOS, Claudinei José Gomes. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, Feb. 2012.

SOBRAL, Filipe João Bera de Azevedo; GIMBA, Rogério de Freitas. As prioridades axiológicas do líder autêntico: um estudo sobre valores e liderança. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 96-121, Jun. 2012.

STACCIARINI, Jeanne Marie R.; ESPERIDIAO, Elizabeth. Repensando estratégias de ensino no processo de aprendizagem. Rev. latino-am. enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 5, p. 59-66, dezembro de 1999.

TORO, José Bernardo; WERNECK, Nísia. Maria. Duarte. Furquim. Mobilização Social: um modo de construir a democracia e a participação. Unicef, Brasil, 1996.

URSI, Elizabeth Silva. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005.

VESGA-GÓMEZ, Celmira; CÁCERES-MANRIQUE, Flor de Maria. Eficacia de la educación lúdica en la prevención del Dengue en escolares. Revista de Salud Pública, v. 12, n. 4, p. 558-569, jul. 2010.