ATRAVÉS DO ESPELHO MÁGICO: ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA POR MEIO DE TELENOVELAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente resenha tem como objetivo descrever de maneira cr´ítica, a live que contou com a participação do professor, historiador e antropólogo Giovani José da Silva transmitida pelo canal do Laboratório de Práticas de Ensino em História - LAPEHIS. A fala do professor, intitulada Através do Espelho Mágico: Ensinar e aprender história por meio de telenovelas, é tamb´ém o título da resenha e conta a experiência deste historiador como colaborador de uma novela global no ano de 2006. Giovani em sua fala demonstra seu gosto pelas telenovelas e aponta caminhos para que as mesmas possam ser vinculadas ao ensino de história. De tal modo, o seguinte texto analisa as reflexões feitas na transmissão e complementa os argumentos do histotoriador com base em outras referências bibliográficas que também tratam do tema relacionado.
Detalhes do artigo
Referências
BLOCH, Marc. Apologia da história. Ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: EdUNESP, 1991, pp. 39-62.
GODOI, Christian. Bibliografia Comentada: O Brasil Antenado: a sociedade da novela. Grupo de Estudos sobre Práticas de Recepção e Produtos Mediáticos – ECA-USP. Novos Olhares, número15, 2005.
MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo, 1988. APA. Marcondes Filho, C. (1988). São Paulo: Moderna.