O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: APRENDENDO A ENSINAR CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Conteúdo do artigo principal

Thalita Oliveira Carneiro
Luiz Gustavo Franco Silveira
Santer Alvares de Matos
Ana Paula Souto Silva Teles

Resumo

A realidade imposta pela pandemia de covid-19 gerou um contexto inédito para professores em formação inicial. O estágio supervisionado de licenciandos, lócus privilegiado da formação, foi repensado e reestruturado. Neste artigo, caracterizamos uma prática formativa em estágio supervisionado na qual foram desenvolvidas estratégias inventivas diante desse contexto desafiador. Acompanhamos uma licencianda em Ciências Biológicas em sua trajetória no estágio em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental em aulas de Ciências durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A experiência da estagiária, orientada pelo Ensino de Ciências por Investigação, deu visibilidade a alguns aspectos considerados prioritários em sua prática no ERE: i) o estímulo à participação dos estudantes; ii) as demandas recorrentes pelo uso de evidências; e iii) uma preocupação em sistematizar ideias a partir de reflexões sobre o que foi discutido. Esses aspectos se constituíram a partir de uma dinâmica recursiva de formação, que envolveu interlocuções entre escola e universidade. Indicamos implicações da prática no ensino remoto que serão importantes para o retorno à sala de aula em modo presencial.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARNEIRO, T. O.; FRANCO SILVEIRA , L. G. .; ALVARES DE MATOS , S.; SOUTO SILVA TELES , A. P. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS:: APRENDENDO A ENSINAR CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, 2022. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/59. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
DOSSIÊ

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