NARRATIVAS MEMÉTICAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA O QUE REVELAM ALGUNS MEMES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Conteúdo do artigo principal

Vinícius Christian Pinho Correia
Américo Junior Nunes da Silva

Resumo

Este artigo, resultado de um trabalho de Iniciação Científica (IC/UNEB), apresenta os resultados da análise de narrativas meméticas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática publicadas em rede social no período de atividades escolares não presenciais causadas pela pandemia da Covid-19. Procurou-se identificar, nesses espaços midiáticos, publicações que sinalizassem para as potencialidades do uso dessas mídias sociais no processo de ensinar e aprender Matemática, especialmente nesse cenário de crise sanitária. A pesquisa, de base qualitativa, do tipo Estudo de Campo Online, teve como instrumentos de produção de dados as publicações, memes, feitas na rede social Instagram, no período pandêmico de março de 2020 a março de 2021.  A análise dos dados produzidos se deu por meio da perspectiva qualitativa, como orientado por Gil (2008). Mais do que a sinalização para os usos didáticos das mídias sociais em sala de aula, os memes mapeados revelaram desafios vivenciados durante a pandemia.

Detalhes do artigo

Como Citar
CORREIA, V. C. P.; SILVA, A. J. N. da . NARRATIVAS MEMÉTICAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE REVELAM ALGUNS MEMES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 . Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/99. Acesso em: 17 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Vinícius Christian Pinho Correia, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Pós-Granduando em Docência Matemática e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Única - Grupo Prominas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no ensino de Matemática e Geometria para o Ensino Fundamental e Médio. Foi bolsista voluntário do Programa de Iniciação Científica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Foi estagiário do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM) pelo programa Partiu Estágio. Participa como Monitor Voluntário do Grupo de Estudos do Laboratório de Desenho e Geometria, do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (DEDC - UNEB, Campus VII). É Monitor da disciplina de Matemática no Programa Brasil na Escola, além disso, também já atuou como Monitor de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental pelo Programa Novo Mais Educação na Escola Municipal Professoras Zenita e Maria Célia em Senhor do Bonfim - Bahia.

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador, o Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPq/PPGESA-Uneb), na condição de vice-líder e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder. É editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM), da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE); e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). Atualmente integra a diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional Bahia (SBEM-BA).

Referências

BRITO, Cláudio da Silva; SANT’ANA, Claudinei de Camargo; SANT’ANA, Irani Parolin. Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 173-188, 2020. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/30169/1/Silva2020Memes.pdf. Acesso em: 23 dez. 2020.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Zahar, 2003. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=nCKFFmWOnNYC&oi=fnd&pg=PA2&dq=A+galaxia+da+internet&ots=_EBPXIu8_M&sig=Nl5o1BQGRJfLjp6_AOVtyzI7PM0#v=onepage&q=A%20galaxia%20da%20internet&f=false. Acesso em: 26 ago. 2021.

DAMASCENO, Handherson Leyltton Costa. Memes e narrativas em tempos de pandemia da Covid-19: um estudo analítico. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 119-135, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/149990#:~:text=Para%20os%20transeuntes%20das%20redes,a%20express%C3%A3o%20'virar%20meme'. Acesso em: 09 dez. 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Disponível em: https://www.giulianobici.com/site/fundamentos_da_musica_files/cibercultura.pdf. Acesso em: 14 set. 2021.

MENEZES, Suzy Kamylla de Oliveira; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 985-1012, 2020. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/v28p985. Acesso em: 15 nov. 2021.

MÍDIAS SOCIAIS e o uso de memes na educação: é possível?. Faz Educação & Tecnologia, 2020. Disponível em: https://www.fazeducacao.com.br/midias-sociais-e-memes-na-educacao. Acesso em: 18 ago. 2022.

RECUERO, Raquel. Rede Social. In: SPYER, Juliano (Org.). Para entender a Internet (versão beta): noções, práticas e desafios da comunicação em rede. 2009. p. 25-26. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=SNljcQrv63QC&pg=PA23&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 20 ago. 2021.

SILVA, Américo Junior Nunes da; NERY, Érica Santana Silveira; NOGUEIRA, Cleia Alves. Formação, tecnologia e inclusão: o professor que ensina Matemática no “novo normal”. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 5, n. 2, p. 97-118, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9375/6197. Acesso em: 27 out. 2021.

SOTERO, Elaine; COUTINHO, Brenda. Memes, tecnologias e educação: ‘conversas’ com professoras em tempos de pandemia. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 67-84, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/50564/34662. Acesso em: 23 ago. 2022.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.