Quando propusemos a criação do Dossiê Ensino de História: diferentes enfoques e perspectivas, tínhamos a expectativa de promover um espaço no qual fosse possível produzir um diálogo profícuo entre professores, pesquisadores e professores-pesquisadores, que tivesse como eixo comum questões relacionadas à educação por meio do conhecimento histórico, e em especial, o escolar, vez que o foco da revista é se constituir como lócus de formação continuada docente por meio do acesso, das publicações e das reflexões sobre seus objetos de estudo/trabalho nas diversas áreas do conhecimento que compõem os currículos da Educação Básica nesse país.

Acreditávamos que o potencial desse Dossiê seria o de oportunizar diversidade de abordagens temáticas, teóricas, metodológicas, além de diversidade de formação, de trajetória profissional e de lugares de fala, especialmente no que se refere às regiões brasileiras nas quais as pesquisas e as práticas que dariam origem aos textos se originariam. Tal expectativa se concretizou.

 

Marcella Albaine Farias da Costa

Marcus Leonardo Bomfim Martins

Thiago Nunes Soares

Vitória Azevedo da Fonseca

Publicado: 2017-10-10