EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E LEGITIMIDADE Reflexões a partir de ações de professores do Ensino Fundamental

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Renan Santos Furtado
Tayna Keicy da Silva Freitas

Resumo

Esta pesquisa, oriunda do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA), buscou investigar e discutir o corpo, as práticas corporais e a legitimidade da Educação Física no Ensino Fundamental na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará a partir da perspectiva de duas docentes da instituição, tendo como fonte de análise os planejamentos de ensino e uma entrevista semiestruturada realizada com as professoras. Teve como objetivo geral: compreender o modo como professoras do Ensino Fundamental (anos finais) da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará atuam na cultura escolar em busca por reconhecimento da disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Aponta que ações de valorização da relação teoria e prática, consideração de uma perspectiva ampliada de corpo e de efetivação crítica do planejamento ajudam a legitimar a Educação Física na escola.

Detalhes do artigo

Como Citar
FURTADO, R. S.; FREITAS , T. K. da S. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E LEGITIMIDADE: Reflexões a partir de ações de professores do Ensino Fundamental. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 195–214, 2023. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/115. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
CADERNOS DA GRADUAÇÃO
Biografia do Autor

Renan Santos Furtado , Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA), atuando na linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade e como membro da Coordenação e Comitê Científico do GTT de Epistemologia na gestão 2021/2023. Atua como Revisor/Parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS), Educación Física y Deporte (EFYD), Olhares & Trilhas (UFU), Conexões (UNICAMP), Debates em Educação (UFAL), ETD - Educação Temática Digital (UNICAMP), Linhas Críticas (UNB), Retratos da Escola (CNTE) e Ensino, Educação e Ciências Humanas (KROTON Educacional). Coordena e colabora em projetos de pesquisa, desenvolve orientações, estudos e investigações na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas e Teorias Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física.

Tayna Keicy da Silva Freitas , Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade federal do Pará (UFPA) no ano de 2022. coordenadora do cargo de secretaria e finanças do Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF) da UFPA nos anos de 2019 a 2021. uma vez bolsista de Iniciação Cientifica (PIBIC) pela UFPA. Fez parte do grupo do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), na linha de pesquisa Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais. Tem interesse em estudos e pesquisas na área de Educação, a partir dos temas: Cultura Corporal, Práticas Corporais. 

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