"O QUE EU TENHO MAIS MEDO É DE ERRAR NA PROVA. PORQUE SE EU ERRAR EU REPROVO DE ANO" Percepções e medos dos estudantes sobras as avaliações em uma turma de alfabetização

Conteúdo do artigo principal

Mayara Tavares

Resumo

O artigo é um relato de experiência com base no projeto pedagógico denominado "eu escrevo o mundo", realizado com alunos do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal do Rio de Janeiro, durante o primeiro bimestre do ano de 2022. O trabalho tinha como principal objetivo estimular a escrita dos estudantes e minimizar a existência de lacunas pedagógicas no processo de construção de textos. Após a leitura do livro "O menino que tinha medo de errar'', de Vivian Taubman, questões relacionadas ao medo de errar na prova e a reprovação revelaram-se com maior frequência durante os debates e as produções realizadas em turma.  Assim, o presente artigo apresenta reflexões sobre como o erro e a reprovação escolar são percebidos pelos discentes e os possíveis desdobramentos que tais fenômenos podem promover no processo de alfabetização. 

Detalhes do artigo

Como Citar
TAVARES, M. "O QUE EU TENHO MAIS MEDO É DE ERRAR NA PROVA. PORQUE SE EU ERRAR EU REPROVO DE ANO": Percepções e medos dos estudantes sobras as avaliações em uma turma de alfabetização. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 181–194, 2024. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/134. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização - Brasília: MEC, SEALF, 2019. 54 p. ISBN978-65-81002-00-8

HOFFMANN, J. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem:componentes do ato pedagógico. 1ª edição São Paulo:Cortez, 2011

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed 1999.

PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1998.

SOARES, Magda. Alfaletrar:toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

Sousa, E. L. de ., & Pires, F. F.. (2021). Entendeu ou quer que eu desenhe? Os desenhos na pesquisa com crianças e sua inserção nos textos antropológicos. Horizontes Antropológicos, 27(60), 61–93. https://doi.org/10.1590/S0104-71832021000200003