CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DO FAZER TEATRAL NA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES DE SABER

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Adriana Cristina de Souza
Roberto

Resumo

Este artigo desenvolve premissas e aprofundamento de reflexões acerca da forma como a implementação da Arte na Educação Brasileira pode ter se tornado produtora de discursos e como o Teatro dentre as linguagens artísticas vem sendo abordado no Ensino Fundamental I. O objetivo é esclarecer a importância do “processo” na formação de saberes do fazer teatral em contraponto aos discursos e as práticas dissonantes, uma vez que entendemos que os resultados dessa construção de saberes acontecem durante o processo, no percurso dos exercícios, ensaios e discussões, e que a apresentação, independente do seu sucesso ou fracasso, é apenas um dos saberes que o processo viabiliza. Esse estudo propõe uma análise histórica documental das principais publicações do Ministério da Educação (MEC) e uma revisão bibliográfica sobre o Ensino de Artes, de maneira mais específica à linguagem do teatro; investiga e reflete sobre como a dinâmica do fazer teatral pode favorecer a construção de relações de saber fundamentadas por Bernard Charlot; e analisa os dados coletados numa pesquisa qualitativa sobre as atuais atribuições das funções do docente de Teatro e da gestão pedagógica preconizando um maior alinhamento de proposição capaz de tornar o fazer teatral importante aliado na construção das relações de saber.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, A. C. de; ONÓFRIO, R. M. G. de . CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DO FAZER TEATRAL NA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES DE SABER. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/89. Acesso em: 5 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Adriana Cristina de Souza, Ufscar

Graduada em Hotelaria pela Universidade São Francisco (2006), Especialista em Planejamento e Organização de Eventos pelo SENAC (2011), pós graduanda pela UFSCar em "Da escola pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e do trabalho" (2021/2022). Atua como Professora, Gestora de Eventos e Atriz. Possui experiência como docente de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Expressão Corpo/Vocal e Montagem Teatral no Ensino Fundamental, Eventos e Cerimonial para Tecnologos em Turismo e Hotelaria e Capacitação em voz e teatro para educadores.

Roberto, Professor da Rede Pública Municipal de Hortolândia, SP. Doutor em Música pela UNICAMP e Pós-Doc em Educação pela UFSCar

Bacharel, Mestre e Doutor em Música pela UNICAMP. Tem Pós-Doutorado em Educação pela UFSCar. Pedagogia pela FACEL e Licenciatura em Artes Visuais pela FAMOSP. Pesquisador na temática música, educação, tecnologia e relação com o saber. Tem experiência como Professor de Música e Orientação de TCC. Atualmente é professor da educação básica da Prefeitura Municipal de Hortolândia e Orientador de TCC do curso de Especialização-Relação com o Saber, da UFSCar

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