A TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Conteúdo do artigo principal

Susimara de Sousa POLVERE
Roberto Marcos Gomes de Onófrio

Resumo

O presente trabalho aborda a tecnologia no ambiente escolar e seu uso como instrumento de manutenção na relação família-escola em tempos de pandemia na rede pública de ensino. O objetivo deste trabalho é compreender como a tecnologia promoveu o estreitamento da relação professor-aluno no ensino remoto causado pelo distanciamento social aos anos iniciais do ensino fundamental e a contribuição desse estreitamento na colaboração e criação de novas estratégias para o futuro. Para tanto, a análise dos dados foi realizada partindo das contribuições cedidas em entrevista pelos professores da rede pública de ensino, em que suas experiências com o ensino remoto foram relatadas. As informações concluem que a tecnologia se faz essencial para a construção do vínculo família-escola para a manutenção do ensino- aprendizagem e na busca pelo conhecimento.

Detalhes do artigo

Como Citar
POLVERE, S. de S.; ONÓFRIO, R. M. G. de . A TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 129–150, 2021. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/51. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
ARTIGOS

Referências

BOURDIEU, P. e PASSERON, J.C. A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7ªed. Trad. Reynaldo Bairão. Pedro Benjamin Garcia e Ana Maria Baeta. Petrópolis: Vozes, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 de fev. de 2020.

CARNEIRO, R. As TIC e os novos paradigmas educativos: a transformação da escola em uma sociedade que se transforma. in: Roberto Carneiro, Juan Carlos Toscano y Tamara Díaz, OEI – Fundación Santillana, Espanha, 2009.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: Um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA. Salvador, v. 17, p. 17 – 31, jul./dez. 2008.

DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN, São Paulo: PAULUS, 2008.

DELORY-MOMBERGER, C. Narrativa de vida: origens religiosas, históricas e antropológicas. In: Revista Educação em Questão. Natal, v. 40, n. 26, p. 31-47, jan./jun. 2011.

DOMINICE, Pierre. A formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico. Educ. Pesquisa. [online]. 2006, vol.32, n.2, pp.345-357.

FAGUNDES, L. C. As condições da inovação para a incorporação de TIC à educação in: Roberto Carneiro, Juan Carlos Toscano y Tamara Díaz, OEI – Fundación Santillana, Espanha, 2009.

Fundação Carlos Chagas. Pesquisa: Educação Escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1>. Acesso em 01 de mar. 2020.

HOFFMAN, D. FAGUNDES, L. Cultura digital na escola ou escola na cultura digital? Revista Renote: Novas Tecnologias na educação, Rio Grande do Sul, FURGS, Vol.2, n.2, 2008. Disponível em <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14599>. Acesso em: 12 de dez. 2020.

MUNHOZ, F. Aulas serão suspensas em escolas estaduais e municipais de SP por coronavírus. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 de março de 2020. Disponível em: <https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2020/03/escolas-de-sao-paulo-terao-aulas-suspensas-por-conta-do-coronavirus.shtml>. Acesso em: 05 de abril de 2021.

ROTH, D. M.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. 1ª edição. São Paulo. Parábola Editorial, 2010.

SOUZA, S.; FRANCO, V. S.; COSTA, M. L. F. Educação a distância na ótica discente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 99-114, mar/ 2016.