A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

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Paula Feitosa
Mayara Setúbal
Priscila Almeida
Germana Paixão

Resumo

O ensino–aprendizagem a contemporaneidade tem enfrentado alguns desafios que muitas das vezes torna o ensino disperso, ocasionando um baixo rendimento dos discentes. Assim, a pesquisa teve como objetivo aplicar um Quiz, utilizando o software digital Kahoot, a fim de proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e interativa no ensino de Biologia. A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa e foi desenvolvida numa escola de ensino médio em tempo integral localizada no município de Quixeramobim – Ceará, com professores da disciplina de biologia e com as turma da 2° série do ensino médio. Foram aplicados jogos na modalidade Quiz,  utilizando a plataforma Kahoot, durante o processo de acompanhamento em forma de atividades semanais referentes aos conteúdos ministrados pelo professor da disciplina. A análise dos dados se deu pela tabulação e interpretação de dados com os programas Excel e Google Formsque gerou gráficos automaticamente. Os resultados apresentaram que os professores não possuíam domínio de softwares digitais no ensino, mas eram cientes da importância para aprendizagem. Quanto aos alunos, a utilização de softwares digitais teve uma boa aceitação da ferramenta e gostariam que fosse utilizado outras vezes pelo professor em sala, uma vez que facilitou o entendimento do conteúdo estudado.

Detalhes do artigo

Como Citar
FEITOSA DE OLIVEIRA, M. P.; OLIVEIRA ARAÚJO, M. S. .; SILVA DE ALMEIDA MONTEIRO, P. .; COSTA PAIXÃO, G. . A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 163–180, 2021. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/47. Acesso em: 6 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Paula Feitosa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Esadual do Ceará - UECE

Pós-graduanda em Ensino de Biologia pela Univerisadade Única/Prominas

Mayara Setúbal , Universidade Estadual do Ceará - UECE

Sou licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2013) e tenho especialização em Gestão ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2015). Possuo mestrado (2015) e doutorado (2019)  em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Atuo principalmente nos seguintes temas: hipofisação; reprodução de peixes, diluidores; morfopatologias; e ensino de biologia. Também já atuei na área de analise de processos ambientais como estagiária da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE e já fui professora do curso Pró-técnico da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Além disso, já fui monitora voluntária na disciplina de Histologia e Embriologia Comparada do Curso de Ciências Biológicas da UECE, no qual também fui colaboradora na disciplina de docência durante o mestrado. Tutora a distância do polo de Quixeramobim 

Priscila Almeida, Secretária de Educação do Ceará - Seduc

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2015), durante a qual participou de monitoria acadêmica da disciplina de Histologia e Embriologia Animal Comparada (2011) e de projetos de iniciação científica CNPQ (2012 - 2014). Mestre (2016) e Doutora (2020) em Ciências Veterinárias pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora adjunta do Estado do Ceará

Germana Paixão , Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas EaD UECE/UAB. 

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