SOCIABILIDADE JUVENIL, RISO, HUMOR E RELAÇÕES DE AMIZADE NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EF2)

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Ruth Bernardes de Sant'ana

Resumo

O estudo aqui apresentado discute a sociabilidade discente na sala de aula de alunos dos últimos quatro anos do Ensino Fundamental (EF2). A pesquisa se volta para o riso e o humor como manifestação da apropriação juvenil da escola, que, ao criar brechas na rotina instituída, introduz no seu interior elementos de uma cultura lúdica, que impulsiona os vínculos sociais, favorece experiências identitárias e diminui a monotonia dentro da sala de aula. Nesse processo são tecidas relações de amizade, que constituem uma enorme fonte de socialização das experiências juvenis, oferecendo suporte para experimentações identitárias diversas, para além do “ofício do aluno”. O estudo nos revelou que esses adolescentes não recusam esse “ofício”, mas também não se entregam inteiramente a ele, pois a escola é um espaço muito valorizado para vivência de suas culturas juvenis.

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BERNARDES DE SANT'ANA, R. SOCIABILIDADE JUVENIL, RISO, HUMOR E RELAÇÕES DE AMIZADE NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EF2). Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 27–54, 2023. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/131. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS

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