UMA ANÁLISE VISUAL DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM CRIANÇAS BAIANAS ENTRE 2016 A 2020 NO AMBIENTE ESCOLAR

Conteúdo do artigo principal

Kleber Oliveira
Cristiano Silva
Rentato Novais
Flávia Nacimento

Resumo

A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um processo onde uma série de fatores precisam ser considerados, tanto no ambiente escolar quanto no contexto social. São crianças que necessitam de atenção especializada e dedicada, demandam recursos extras e por se tratarem de uma parcela pequena da população (cerca de 0,9%) não possui a devida atenção, principalmente do poder público. O nascimento de crianças com TEA vem sempre acompanhado de desafios. Cabe ao Estado, juntamente com a família, encontrar meios que permitam um desenvolvimento constante, não apenas relacionados a decodificação de símbolos, mas com um entendimento de mundo no qual as mesmas estão inseridas. Por se tratar de algo tenro, com a lei 12.796 CIVIL (2013) o atendimento especializado aos educandos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, possibilitou a interação entre os diferentes e é este o problema de pesquisa que será tratado no decorrer deste artigo. Serão consideradas questões raciais, dependência administrativa das escolas(pública/privada), gênero e defasagem dos profissionais que atuam com crianças atípicas, como são classificadas as crianças com TEA, em comparação ao tratamento dado às crianças típicas pois, trabalhos correlacionados pesquisados tratam de questões de convivências no ambiente escolar, familiar e social em sua grande maioria. Dentre os resultados encontrados durante a pesquisa destacam-se a preponderância de crianças com TEA do gênero masculino, crescimento das matrículas destas ao longo dos anos, hegemonia do ensino público e população negra.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, K.; SILVA, C.; NOVAIS, R.; NACIMENTO, F. UMA ANÁLISE VISUAL DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM CRIANÇAS BAIANAS ENTRE 2016 A 2020 NO AMBIENTE ESCOLAR. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/77. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS

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